LEGISLATIVE EVOLUTION AND CONTEMPORARY ISSUES OF BUSINESS LEASES

  • Eduardo Azuma Nishi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumen

O presente trabalho busca trazer um apanhado histórico da evolução legislativa das locações empresariais e seu contexto histórico, além de apontamentos sobre temas jurídicos contemporâneos relacionados às locações empresariais decorrentes da evolução dos negócios imobiliários, notadamente as relações das locações em shopping centers e as operações Built to Suit. No que se refere às relações locatícias em shopping centers algumas questões desafiam as normas existentes e sua interpretação diante da relação de poder em desequilíbrio entre empreendedores e lojas satélites, de um lado, e uma equiparação de forças entre os empreendedores e as chamadas lojas âncoras, diante da regra da pacta sunt servanda a reger as relações locatícias de shoppings centers, consubstanciada no artigo 54 da Lei das Locações.   Questões como a admissibilidade da ação de revisional vis a vis a equação econômica pactuada para a toda a vigência do contrato; a cobrança de cessão de direitos ou luvas e a responsabilização do empreendedor pela promessa de determinado ambiente de negócios ao lojista locatário, em contrapartida a tal cobrança; a validade irrestrita da clausula de raio e à exclusividade; a possibilidade da denúncia do contrato  ou a sua não renovação baseado em desinteresse do empreendedor à operação do lojista, pois em dissonância com a formulação estratégica do empreendimento, a despeito do rígido cumprimento do contrato de locação, pelo locatário. A importância da disciplina dos contratos built to suit como contrato típico de locação como forma de garantir a aplicação do conceito contemporâneo de negócio em que a propriedade imobiliária é dissociada da atividade operacional, não só do ponto de vista de negócios independentes, bem como as respectivas titularidades, dentro da teoria da especialização da atividade e da concentração de recursos financeiros, operacionais e humanos na atividade fim principal. A importância do aprimoramento legislativo para permitir a securitização dos recebíveis imobiliários, para captar recursos financeiros para os investimentos imobiliários, transformando o conceito de propriedade imobiliária tradicional em valores mobiliários representativos de direitos e propriedades imobiliárias.  As rápidas mutações na evolução dos negócios a desafiar as instituições jurídicas existentes que disciplinam as locações empresariais.

Biografía del autor/a

Eduardo Azuma Nishi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Master's Degree in Law at PUC-SP. Graduated in Law from the University of São Paulo - USP and in business administration from EAESP-FGV. Judge of the SP Court

Citas

BELLIDO, Antonio Garcia y. Urbanistica de las grandes Consejo Superior de Investigaciones cientificas. Instituto Espanhol de Arqueologia, 1985. ciudades del Mundo Antiguo. 2ª ed. Madrid.

COELHO, Fábio Ulhôa - In Revista de Direito Mercantil, 1995.

COMPARATO, Fabio Konder, In Revista de Direito Mercantil, 1995, nº. 97, pág. 2, Curso de direito comercial. V1: direito de empresa. 18 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

FILARDI, Luiz Antônio. Curso de Direito Romano. 3°ed. São Paulo: Atlas, 1999.

FLORENZANO, Maria Beatriz. O mundo antigo: economia e sociedade. 12ª. Ed. Brasiliense1994: 81.

GASPARETTO, Rodrigo Ruede . Contratos built to suit: um estudo da natureza, conceito e aplicabilidade dos contratos de locação atípicos no direito brasileiro. São Paulo: Scortecci, 2009. (p.150-151).

GUILLEN, Jose. Urbs Roma: Vida y costumes de los romanos, I – La vida privada. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1977 : 54

PEREIRA, Caio Mário da Silva – “Shopping Center: organização econômica e disciplina jurídica” - Revista dos Tribunais, Ano 73, v. 580, 1984, p. 19.

PUGLIESI, Márcio. Teoria do Direito – Aspectos Macrossistemicos. Sapere Aude Grupo Editorial.
Publicado
09-09-2018