Sobre o Mal

  • Márcio Pugliesi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Regra de ouro ética, Mal, Ética, Nós e eles, Situação e processo

Resumo

Intenta-se refletir sobre uma ética que leve em conta a Regra de Ouro pragmáticoutilitarista de causar o menor dano, no âmbito do conhecimento do agente, para todos os interessados na situação a partir daquilo que parece instituir o mal: a diferença e seus consectários – a obra e o amor – embora sem explicitá-la. Será feita uma breve incursão das tentativas ontológicas de definição do mal e se proporá uma outra – ao fim do artigo.

Biografia do Autor

Márcio Pugliesi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel, Doutor e Livre Docente em Direito pela Universidade de São Paulo; Bacharel e Licenciado em Filosofia

pela Universidade de São Paulo; Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP;

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

Referências

AGOSTINHO, Santo. A natureza do bem. Trad. Carlos Ancêde Nougué, Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005.
______. Confissões. Trad. J. Oliveira Santos. São Paulo: Nova Cultural, 2004.
______. O livre-arbítrio – Patrística. (vol. 8) Trad. Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 1995.
______. A Graça e a liberdade – Patrística – A graça II, (vol. 13). trad. Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 1999.
ARPALY, Nomy. Unprincipled Virtue: an inquiry into moral agency. Oxford: Oxford, 2003. https://doi.org/ 10.1093/0195152042.001.0001
______. Moral Worth. Journal of Philosophy, vol. XCIX, 5 (May 2002): pp. 223-245. https://doi.org/ 10.2307/3655647.
AUGUSTINE, Saint. The Confessions. Trad. e notas J.C. Pilkington, Cleveland: Fine editions, s. d.
BEISER, F. C. Hegel. Cambridge: Cambridge, 1993.
BORDIN, Reginaldo Aliçandro. O caráter histórico-social do conhecimento no pensamento de Marx. In Trans/form/ação – revista de Filosofia – UNESP, 40.3, jul-set 2017, p. 157-174. https://doi.org/10.1590/s0101-31732017000300009.
BUBNER, R. Moralité et Sittlichkeit – sur l’origine d’une opposition. in Revue International de Philosophie. Bruxelas, vol. 42, nº 166, 1988.
CANTO-SPERBER, Monique. Éthiques grecques. Paris, PUF, 2001.
DIXON, Rosalind & NUSSBAUM, Martha C. Children’s Rights and a Capabilities Approach: The Question of Special Priority in Cornell Law Review, vol. 97, Issues 3 March 2012, article 3.
ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. trad. MF. rev. e texto final Monica Stahel. S. Paulo: Martins Fontes. 1993.
GADAMER, Hans-Georg. Wahrheit und Methode: Grundzuge einer philosophischen Hermeneutik. 2. Auflage, Tübingen: P.S. Mohr, 1965.
GAUTHIER, René-Antoine & JOLIF. Jean Yves. L’Éthique à Nicomaque. Introd., trad. et Commentaries. Louvain: Louvain, 1959.
GAZOLLA, Rachel. O ofício do filósofo estoico: o duplo registro da stoa. São Paulo: Loyola, 1999.
DE HEER, Cornelius. Makar-Eudaimon-Olbois Eutuchēs: A Study of the Semantic Field Denoting Happiness in Ancient Greek to the End of the 5th Century b. C. Amsterdam: Adolf M. Hakkert, 1969.
HEGEL, Georg W. F. Des manières de traiter scientifiquement du droit naturel. (Über die wissenscaftischen Behandlungsarten der naturrechts), trad. B. Bourgeois, Paris: J. Vrin, 1972.
______. El sistema de la eticidad. (System der Sittlichkeit), trad. de L. Gonzáles-Hontoria, Madrid: Nacional, 1982.
______. Fundamentos de la Filosofia del Derecho. (Grundlinien der Philosophie des Rechts), trad. de C. Díaz; ed. K. H. Ilting, Madrid: Ensayo, 1993.
______. Linhas fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência do Estado (em compêndio). (Vorlesungen über die Rechtsphilosophie), trad. de Marcos Lutz Müller, in: Textos Didáticos. 2ª. ed. Campinas: IFCH/Unicamp, nº 32, maio 1998 e nº 21, set 2001.
______. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio. Trad. Paulo Meneses et alii, São Leopoldo, RS: EdUnisinos, 2010.
HEGEL, Georg W.F. La phénoménologie de l’Esprit (Phaenomenologie des Geistes), vol. II, trad. Jean Hyppolite, Paris: Aubier, 1941.
HOMER. The Iliad, The Odyssey, and The Aeneid Trans. Robert Fagles, London: Penguin Classics, 1990.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais Trad. de Luiz Repa. São Paulo: Ed. 34, 2003.
HYPPOLITE, Jean. Lógica y existência – ensayo sobre la lógica de Hegel. Trad. María Cristina Martínez Montenegro e Jesús Rodolfo Santander Iracheta, Puebla: Universidad Autónoma de Puebla, 1987.
KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. trad. Arthur Morão, Lisboa: 70, 1994.
_____. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. trad. de Paulo. Quintela, Lisboa: 70, 1986.
______. Crítica da Razão Pura e outros textos filosóficos. sel. Marilena de Souza Chauí Berlinck, São Paulo: Abril, 1974.
KERVEGAN, J-F. Le problème de la fondation de l’éthique: Kant, Hegel. Revue de métaphysique et de Morale. Paris, vol. 01, nº 95, 1990, p. 33-55.
KLEIN, Melanie. Inveja e Gratidão: um estudo das fontes do inconsciente. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu, rev. tec. e apr. David Zimmermann, Rio de Janeiro: Imago, 1974.
LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. 2ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
LÉVINAS, Emmanuel En découvrant l’existence avec Husserl et Heidegger, (éd. aug.) Paris: Vrin,1967.
______. Autrement qu’être ou au-delà de l’essence. La Haye: Nijhoff, 1974.
______. Humanisme de l’autre homme. Montpellier: Fata Morgana, 1972.
______. Totalité et Infini: essai sur l'extériorité. Paris: Kluwer, 2000.
LISPECTOR, Clarice. Laços de família. 9ª. ed. Rio de Janeiro, Rocco: 1998.
______. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
LORAUX, Nicole. La voix endeuillée. Essaie sur la tragédie grecque. Paris: Gallimard, 1999.
MOLES, Abraham A. Sociodinamica della cultura. Trad. Giovanni Bechelloni, Marie Bernadette Giraud et alii, Bologna: Guaraldi, 1971.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (in 15 Bänden). (KSA) Hrsg. Giorgio Colli und Mazzino Montinari. Berlin/ New York: DTV & Walter de Gruyter, 1999.
______. Além do Bem e do Mal ou Prelúdio de uma Filosofia do futuro. Trad. Márcio Pugliesi, Curitiba: Hemus, 2001.
______. Also sprach Zarathustra: ein Buch fuer Alle und Keinen. Chemnitz: Ernst Schmeitzner, 1883.
NUNES, Benedito. Filosofia e Tragédia: Labirintos. in Revista Política, 7 (1993).
NUSSBAUM, Martha C. The fragility of goodness: luck and ethics in Greek tragedy and philosophy. 2nd. ed. Cambridge: Cambridge, 2001.
PLATON. Œuvres Complètes. Ed. Luc Brisson, Paris: Flammarion, 2016.
POSTIGO, Vanuza Monteiro Campos. A Ética e o sujeito da hipermodernidade: algumas considerações psicanalíticas. In CUNHA, Maria Lourdes da & GOUVEIA, Lene Revoredo. A ética como fundamento dos projetos humanos. São Paulo: Saraiva, 2012.
PUGLIESI, Márcio. Filosofia e Direito: uma abordagem sistêmico-construcionista. São Paulo: Oca, 2020.
______. Mitologia Greco-romana: arquétipos de deuses e heróis. São Paulo: Madras, 2003.
RAWLS, John. Lectures on the History of Moral Philosophy. ed. Barbara Hermann, Cambridge (Mas.)/London: Harvard, 2000.
SANGALI, Idalgo Jose. O fim último do homem: da eudaimonia aristotélica à beatitudo agostiniana. Porto Alegre: EDIPUCRS: 1998.
SARTRE, Jean-Paul. L’Être et le Néant – Essai d’Ontologie Phénoménologique. Paris: Gallimard, 1953.
______. O existencialismo é um humanismo. Tradução de Rita Correia Guedes, São Paulo: Nova Cultural, 1987.
SCHEIN, Seth L. Reading the Odyssey – selected interpretive essays. Princeton (N.J.): Princeton, 1995.
SCHUTZ, Alfred. Collected Papers I – the problem of social reality. (Phaenomenologica, vol I.) The Hague: Martin Nijhoff, 1962.
SÊNECA, Lúcio Anneo. Da felicidade. Trad. e introd. de Lúcia Sá Rebello. Porto Alegre: L&PM, 2012.
SHAKESPEARE, William. As you like it (II, 7) in STAUNTON, Howard (ed.) The Globe illustrated: Shakespeare – The complete works annotated. New York/Avenel: Gramercy, 1979.
WILLIAMS, Bernard. Moral luck. Cambridge, Cambridge, 1981.
Publicado
12-09-2020